domingo, 15 de setembro de 2013

Análise do Jogo Pós-Banlist 1º Setembro/2013

Eae leitores, beleza?

     Vi muitos jogadores falando que a lista foi muito ruim, que a OCG foi melhor ou até mesmo que ia parar de jogar devido o banimento de diversas cartas nesta última banlist (setembro 2013), então resolvi falar um pouco sobre ela.
     Ao meu ver, já estava na hora de a konami dar uma parada no jogo, como assim?

Com muitas cartas broken no formato passado (vide monster reborn, heavy storm, shock master, solemn judgment...) os jogos eram decididos pelas melhores "open hands" e não por habilidade dos jogadores na desenvoltura no jogo, uma vez que um deck como evilswarm ou dino rabbit (e variantes) começavam com rabbit e 5 set cards, o que não era interessante para o jogo e, na maioria das vezes, essa primeira jogada já definia o resultado da partida. Com isso, foram precisas estas muitas mudanças no jogo, diminuindo staples e restringindo jogadas OTK ou de controle absoluto em apenas um turno, o que promete deixar o jogo ainda mais interessante.
     A partir dessa nova lista, o jogo não só ficou menos monótono, como também houve a possibilidade de jogar, competitivamente, com decks antigos ou que não estavam no formato passado, como é o caso dos Blackwings, Agents e Zombies (e variantes), que estão competindo frente a frente com os "tiers 1" do formato passado: Spellbook e Dragon Ruler. Isso mostra o quão eficiente esta banlist foi, e o quão precisa, de certa forma agradando a gregos e troianos, dando a nostalgia positiva de voltar a usar decks não recentes, diversificando o top nos torneios e tornando o jogo menos "all in".
     Com a nova estratégia da konami de lançar mais listas por ano, estima-se que o jogo não fique dominado por apenas um deck, o que motiva os demais decks à terem sua chance nos torneios, espero assim encontrar os Gladiators Beast e os X-Sabers nos futuros YCSs.

Bom Galera, valeu pela atenção, se gostou da matéria comenta ai, e ajuda divulgar o blog demored?


Abraços !


3 comentários:

  1. Nada mais que a verdade, apoiando essa nova lista e ja ansioso pelo meu deck gemini!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom pra vc v, nos ultimos 3 torneios q participei( porto velho - RO), FIQUEI EM 3° E DUAS VEZES E 2° COMO MEU FIRE KING RULER.... AGORA AS COISAS VAO MUDAR....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fire King também é um deck que vem mostrando ser muito forte neste formato, principalmente por causa da Garunix que faz efeito todo turno. Muito daora misturar esse deck com Blaster!

      Excluir